Meningioma

 Doenças do sistema nervoso - meningioma

O que é um meningioma?

Um meningioma é um tumor benigno que se desenvolve nas meninges. As meninges são as bainhas membranosas que envolvem o cérebro e a medula. Um tumor é denominado benigno quando não é agressivo, não se propaga aos órgãos adjacentes, não dá lugar a metástases e é relativamente fácil de remover.

Quando um meningioma aumenta de volume, desenvolve-se necessariamente no interior do crânio exercendo uma pressão cada vez maior sobre o cérebro. Isto provoca vários sintomas tais como dores de cabeça, cansaço, convulsões e, muitas vezes, também perturbações mentais, como por exemplo dificuldades de concen­tração ou alucinações.

Outros sintomas dependem da localização do tumor. Diversas funções podem ser alteradas. A visão, o tacto, a audição são reguladas por sectores específicos do cérebro: quando uma destas áreas sofre uma compressão manifestam-se sintomas tais como cãibras, perturbações da linguagem, paralisia e perturbações da visão.

Fig. 1 - Visão posterior da cabeça em secção transversal. O tumor desenvolve-se nas meninges, que envolvem o cérebro, e, é formado das células que começam improvisamente a proliferar. O meningioma exerce uma pressão crescente no cérebro produzindo diversos sintomas.

Quais são as causas do meningioma?


Como para outros tumores, não se sabe porque razão algumas células do organismo começam improvisamente a proliferar.

SINTOMAS:

-->Cefaleias mais frequen­temente noturnas;

-->Náuseas, vómitos;

-->Perturbações psíquicas e intelectuais;

-->Perturbações motoras O Convulsões localizadas ou generalizadas;

-->Perturbações da visão ou da audição;

-->Nos indivíduos jovens os sintomas desenvolvem-se lentamente.


Fig. 2 - As meninges estão situadas no interior da caixa craniana. Dado que o crânio é compacto e resistente, o tumor pode desenvolver-se somente em direção ao interior, provocando a compressão do cérebro.

Terapia do meningioma

Quando se deve consultar o médico?

As dores de cabeça são um sintoma frequente e muitas vezes subestimado. Mas quando são acompanhadas por perturbações neuroló­gicas, sensoriais ou mentais, deve suspeitar-se da presença de um meningio­ma. Este tumor afeta muitas vezes os indivíduos jovens. Por conseguinte, os pais deverão consultar o médico e não descurar os sintomas ou, pior, acusar a criança ou o adolescente de ser um simulador.

O que faz o médico?

Depois de um exame clínico e neurológico, o médico prescreve uma série de exames que incluem uma radiografia, uma TAC cerebral ou uma ressonância magnética. Ulteriores exames pré­ operatórios são efetuados no hospital.

Qual é a terapia?

A única terapia possível do meningioma é a remoção cirúrgica. A maior parte das vezes o tumor é relati­vamente acessível e fácil de remover, mas quando está localizado por baixo do cérebro, por trás da base do crânio, pode ser muito difícil conseguir removê-lo sem danificar os tecidos frágeis que o circundam.

As intervenções cirúrgicas no interior do crânio requerem, por conseguinte, uma grande precisão para evitar o risco de hemorragias e para não prejudicar zonas do cérebro importantes. Estas intervenções cirúrgicas podem demora de 10 a 12 horas.

Como se desenvolve o meningioma?

Este tipo de tumor tem geralmente uma evolução muito lenta e, por conseguinte, ocorre muito tempo antes de se tornar bastante grande para comprimir o cérebro e causar qualquer tipo de sintoma. Na maior parte dos casos é possível proceder à remoção do tumor, e a percentagem das curas é muito alta.

O meningioma é perigoso?

Sim, todos os tumores intracranianos são muito perigosos dado que podem comprimir zonas do cérebro importantes. Se não é tratado imediatamente, o meningioma pode levar à morte.

Enviar um comentário

0 Comentários