Anorexia Mental e Bulimia

 O que são a Anorexia Mental e a Bulimia

A Anorexia Mental e a Bulimia são perturbações da alimentação sobre base psicológica típicas de países nos quais a comida é abundante e onde a magreza tem um valor social positivo.

A Anorexia consiste na recusa mais ou menos completa da comida com consequente perda de peso drástica, que pode também levar à morte. A Bulimia, que significa "grande fome", induz, pelo contrário, a comer vorazmente para a seguir vomitar tudo aquilo que foi ingerido, pelo que normalmente o peso não sofre modificações.

Estas doenças, ambas ligadas à insastifação e à dificuldade de aceitar-se, manifestam-se nas pessoas que têm uma estrutura perturbada da personalidade. Nalguns casos, períodos de Anorexia alternam-se a crises de Bulimia. A pessoa anoréctica (anoréxica) é perfeccionista, conscienciosa, muito activa e com uma forte propensão em ter primazia; a pessoa bulímica, é rebelde, extrovertida e impulsiva, com uma organização mental caótica.

Estas perturbações atingem sobretudo os jovens dos 13 aos 16 anos, com nítida prevalência entre as raparigas: a relação rapaz/rapariga é de 1 para 10.
No entanto, apesar da idade com mair risco ser a adolescência, muitos estudos já demostraram que também as crianças entre os 6 e os 12 anos podem set atingidas pelas perturbações alimentares. Além disso encontram-se em aumento contínuo os casos de Anorexia entre mulheres adultas e casadas.

Estudos e inquéritos revelaram que cerca de 80% das raparigas entre os 12 e os 18 anos se submeteram pelo menos uma vez a uma dieta de emagrecimento. Durante o tratamento dietético, cerca de 50% destas raparigas apresentam perturbações transitórias da alimentação. A prevalência das perturbações alimentares verdadeiras e propriamente ditas entre as raparigas das escolas, essencialmente das secundárias, chega perto dos 20%.


Sintomas da Anorexia Mental

Não é só da execessiva magreza que se reconhece uma pessoa anoréctica (anoréxica). Outros sintomas e comportamentos a esta associados podem ser:

--> dieta: apesar de ser pele e osso, a anoréctica continua a ver-se gorda. Por isso reduz progressivamente a ingestão de alimentos até comer só verduras em pequeníssimas quantidades;

--> actividade desportiva contínua: pelo medo de engordar, esgota-se com o exercício físico;

-->sensação de frio: a temperatura do corpo desnutrido tem tendência a descer e a paciente lamenta-se de ter frio. Por vezes nos braços aparece uma ligeira penugem com o qual o corpo procura aquecer-se;

--> vertigens e descida da pressão arterial: muitas vezes as anorécticas sofrem de vertigens e desmaiam;

--> menstruações irregulares: geralmente a menstruação bloqueia-se;

--> vómito: muitas vomitam de maneira compulsiva depois de terem comido;

--> uso de diuréticos e laxativos.

Sintomas da Bulimia

A Bulimia é mais difícil de detectar porque a pessoa que sofre desta doença não diminui de peso e consegue, desta maneira, escondê-la. No entanto, podem-se indicar alguns sinais de alarme:
--> a bulímica tem o peso sob controle com jejuns, vómito voluntário, diuréticos, laxativos e intensa actividade física;
--> pelo menos duas vezes por semana come de uma maneira exagerada, até trêss ou mais vezes por dia, como se tivesse perdido o controle de si própria.

Terapia da Anorexia Mental e da Bulimia

A terapia é multidisciplinar e prevê dois tipos de intervenções paralelas. O tratamento médico, entregue habitualmente a um nutricionista, tem o objectivo de curar as complicações físicas que estas doenças compreendem, reabilitando a paciente a uma alimentação sã e correcta. A terapia psicológica não é individual, mas envolve também a família e pode ser comportamental ou sistemática.
Esta última tem a função de criar uma atmosfera positiva no âmbito familiar e de estabelecer uma comunicação emotiva e afectiva entre os dois pais e entre estes e o indivíduo doente.

Esta última imagem mostra uma campanha levada a efeito pela televisão sueca com o propósito de combater a Anorexia Mental e a Bulimia.

Enviar um comentário

0 Comentários