Genocídio no Ruanda - documentário: Fantasmas do Ruanda

TEMA 2 - UM MUNDO POLICÊNTRICO
- A (re)emergência de conflitos regionais

O documentário Fantasmas do Ruanda, apresentado aqui em dois episódios, relata-nos aquele que foi o maior fracasso da história das Nações Unidas.
A ONU fracassou justamente nos pressupostos para a qual foi criada, ou seja, promover e preservar a paz mundial evitando que os direitos humanos não sejam respeitados em qualquer que seja a região do mundo.
Pois foi exatamente aquilo que não aconteceu neste martirizado país africano (Ruanda) onde todos ficaram impávidos e serenos assistindo a um dos maiores massacres étnicos da história.
Em apenas algumas semanas, segundo a Cruz Vermelha, 800 mil pessoas foram assassinadas, principalmente a golpes de machetes (catanas).
Este documentário realizado pela PBS mostra através de entrevistas com pessoas-chave como o mundo ficou de braços cruzados assistindo a este genocídio.
Com entrevistas de Boutros-Ghali - secretrário geral da ONU em 1994, Kofi Annan - na época chefe do gabinete de missões de paz da ONU, General Romeo Dallaire - comandante da missão de paz no Ruanda que se recusou a deixar o país, além de embaixadores e políticos de todo o mundo.

 Episódio 1

Episódio 2




Enviar um comentário

0 Comentários