Sobre o Blogue


Este Blogue foi criado com a intenção de se promover uma maior interação com os alunos, capaz de extrapolar o espaço escolar, não havendo limites de horário e local fixo para o estabelecimento de tal relação.

Além disso, a minha proposta visa reunir, num mesmo espaço, diversos recursos, ferramentas e endereços para consulta, capazes de subsidiar os estudos, as pesquisas e a aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento e, sobretudo, em Geografia.
O Porquê de um blogue escolar
Os blogues escolares têm-se afirmado como um poderoso instrumento para alunos e professores. Gostaria de deixar uma pequena reflexão baseada na minha experiência enquanto “gestor” do GeoESB.
Um Blogue pode cumprir, em minha opinião, algumas tarefas e ser muito eficaz no processo de ensino/aprendizagem, a saber:


1. É uma nova forma de comunicação professor/aluno muito útil, sobretudo em disciplinas com reduzida carga horária semanal. 

É um instrumento interativo que vai mantendo o aluno ligado às disciplinas lecionadas pelo professor. Imagine-se uma disciplina com um bloco de 90 minutos semanais. Junte-se um feriado e mais umas férias de Natal. Temos ausência de aulas em grandes períodos de tempo. Os alunos podem manter o contacto com as disciplinas através do blogue;
2. Pode ser mais um instrumento de estudo e de apoio às aulas.   
Um blogue pode funcionar como apoio ao manual, através da divulgação de outros documentos, imagens, aprofundar temas e, ainda pode conter correção de testes e divulgação de sites de interesse. 
3. Pode ser uma forma muito eficaz para a motivação dos alunos, para as diferentes unidades temáticos e/ou disciplina.       
Esta é, em minha opinião, a grande vantagem do GeoESB, pois nele estão publicados também trabalhos de alunos que sentem orgulho em ver o seu nome nos artigos e o seu trabalho tornado visível.
4. É uma ferramenta que não requer muitos recursos.  
Um computador com ligação à internet é suficiente. Implica, no entanto, algum envolvimento extra e constante do professor que gere o blogue.
       
          UM BOM ESTUDO PARA TODOS!